Olá pessoal mamãe fez esse Blog pra mim,eu sou o Kauã, eu nasci no dia 30 de dezembro do ano de 2009, sou um bebê muito fofinho, gosto muito de sorrir e brincar, sou tagarela e divertido, uma criança carinhosa e feliz, eu sou a alegria da minha casa,neste blog você vai acompanhar toda minha caminhada até aqui e também os meus passinhos futuros, fique plugado nas postagens interessantes da mamãe tudo sobre os bem estar dos bebês, das mamães e de toda família, aqui você vai encontrar um pouquinho de tudo. Fique de olho e não perca as minhas travessuras e peraltices.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Sinais de alerta para doenças mais graves (0 a 1 ano)

  
  Introdução

 


Quando se tem um bebê, não tem jeito: as visitas ao médico são frequentes, tanto as programadas quanto as fora do programa, por causa de doenças imprevistas. 

Um dos motivos para o bebê ficar doente a toda hora é a imaturidade do sistema imunológico. Por isso, ele fica suscetível a pegar pequenos problemas de saúde como tosse, resfriado e indisposições estomacais. 

Bebês novinhos também podem piorar rápido quando ficam doentes -- mais um bom motivo para levar seu filho logo ao médico se ele estiver claramente se sentindo mal. 

Quando procurar ajuda 

Certos problemas de saúde precisam de atenção imediata, e a criança deve ser levada na hora ao médico. Já outros podem esperar um dia ou dois. 

Leve ao médico assim que puder se o bebê: 

• estiver com diarréia há mais de 12 horas. 

• tiver colocado algum corpo estranho no nariz, ouvido, boca ou vagina - nunca tente remover o objeto sozinha. Tosse repentina sem nenhum outro sintoma também pode ser sinal de aspiração de algum corpo estranho. 

• sofrer uma queimadura de superfície maior que a de um polegar de adulto, principalmente se houver formação de bolhas (isso inclui queimaduras de sol). 

• estiver com febre - sempre leve o bebê ao médico se a febre for alta (acima de 39 graus), ou se persistir por mais de dois dias, ou se o bebê apresentar algum outro sintoma preocupante, como erupções de pele ou choro constante. 

• estiver vomitando há mais de 12 horas, ou se tiver algum outro sintoma junto com o vômito, como febre ou erupções na pele. 

• estiver com a moleira funda - junto com outros sintomas, como lábios secos, diminuição na quantidade de xixi, urina muito amarela, ausência de lágrimas. Tudo isso pode indicar desidratação, uma consequência de vômitos, diarréias ou febre. 

• estiver chorando sem parar - você conhece o padrão de choro do seu filho, melhor que qualquer outra pessoa (mesmo que não acredite nisso). Se acha que ele está chorando muito mais que o normal, ou de um jeito diferente, siga seus instintos e procure o médico. 

• apresentar sangue no vômito ou nas fezes. É importante falar imediatamente com o médico. Muitas vezes não é nada de grave, mas outras causas precisam ser descartadas. Lembre-se de que, se seus bicos do seio estiverem rachados e sangrando, pode ser que apareça sangue na regurgitação do seu filho. 

• estiver com a pele vermelha ou irritada, com algum tipo de alteração, especialmente se também tiver febre. 

• estiver com "tosse de cachorro" e chiado ao inspirar - certos tipos de laringitepodem obstruir a passagem do ar na garganta. 

• apresentar algum sintoma de meningite, como: 

-- moleira estufada (mais levantada que o normal) 

-- a criança não reage a estímulos 

-- moleza excessiva 

-- prostração, letargia 

-- erupção vermelho vivo ou arroxeada na pele, que não desaparece quando se pressiona um vidro transparente contra ela 

-- aversão à luz 

-- rigidez no pescoço 

Marque uma consulta se seu bebê apresentar qualquer um dos seguintes sintomas por mais de 24 horas: 

• Irritação fora do comum, sem nenhum motivo aparente. 

• Olhos vermelhos, lacrimejantes ou com secreção - pode ser uma infecção como a conjuntivite, que é altamente contagiosa e em alguns casos precisa de tratamento imediato. 

• Secreção no ouvido, nos olhos, no umbigo, no pênis ou na vagina. 

• Inapetência - o bebê perde o apetite e passa duas refeições ou mamadas sem se alimentar. 

Quando correr para o pronto-socorro 

Leve a criança imediatamente para o hospital ou chame uma ambulância se ela: 

• Estiver inconsciente ou semiconsciente. 

• Estiver com dificuldade para respirar ou estiver respirando rápido demais, principalmente se a pele, a ponta dos dedos e os lábios começarem a ficar roxos ou azulados. Isso significa que ela não está recebendo oxigênio suficiente. 

• Tiver uma convulsão pela primeira vez na vida ou tiver uma convulsão que dure mais de quatro minutos -- os olhos reviram, ela não responde a chamados e os lábios podem tremer ou fazer movimentos estranhos. 

As convulsões costumam ser causadas por febre, mas também podem ter outras causas. 

• Passar mal depois de engolir alguma substância venenosa ou prejudicial, como medicamentos para adultos (leve a embalagem do remédio para o hospital com você). Leia mais no nosso artigo sobre intoxicação. 

Os problemas abaixo também exigem uma ida rápida ao pronto-socorro, mas não é necessário sair correndo. Manter a calma vai ajudar você e a criança a passarem melhor pela situação: 

• Um corte que esteja sangrando muito ou que seja muito profundo, que possa precisar de pontos (especialmente no rosto). Para conter o sangramento, mantenha pressão constante com um pano limpo e tente manter o local afetado elevado. 

• Uma queda séria, e você desconfiar que ela possa ter quebrado algum osso ou sofrido uma torção. 

• Bater a cabeça muito forte, chegar a perder momentaneamente a consciência ou vomitar mais de uma vez depois da batida. 

• Engolir ou comer alguma coisa que possa ser prejudicial, como remédios, produtos de limpeza ou objetos, mas estiver aparentemente bem.

Referências: BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil

Essa postagem confirma que eu sou o proprietário do site e que ele está
em conformidade com os regulamentos e os Termos e Condições do programa
Google AdSense. ca-pub-3435184148075229

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise no Blog